Frequently Asked Questions (FAQ)

O que é a ANEBio?


A Associação Nacional de Estudantes de Biologia (ANEBio), constituída a 23 de fevereiro de 2003 é uma associação sem fins lucrativos que tem como principais funções:

  1. Representar os Estudantes de Ciências Biológicas no Ensino Superior;

  2. Criar uma rede de partilha de informações;

  3. Promover a ligação ao meio socioprofissional;

  4. Cooperar com entidades relacionadas com a área da Biologia.




Como me posso associar à ANEBio?


Podes estar associado através dos Núcleos e Conselhos de Estudantes (NCE’s) que estão associados à ANEBio que são constituídos por Estudantes de Ciências Biológicas do Ensino Superior de Portugal.

Os Estudantes que não sejam representados por estes, podem ser associados da ANEBio mediante manifestação voluntária. Se tiveres interesse em tornar-te Associado Individual podes contactar a Mesa da Assembleia Geral (anebio.mag@gmail.com), órgão responsável pela validação da tua inscrição.

Para ser Associado Individual da ANEBio tens que:

  • Ser Estudante de Ciências Biológicas

  • Preencher a ficha de inscrição

  • Enviar o comprovativo de matrícula do curso

Ficha de Inscrição de Associado individual: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKMkq545oJpb0NKt8Swv8aCCELfXI35aUQvmjJ9_3HjSw0bA/viewform




Quais são os Associados Coletivos da ANEBio?


Os Núcleos ou Conselhos de Estudantes que representem Estudantes de Ciências Biológicas podem tornar-se Associados Coletivos da ANEBio. Para isso, terão de contactar a Mesa da Assembleia Geral que irá convocar uma Assembleia Geral para a sua aprovação. Atualmente a ANEBio tem 12 Associados Coletivos: Conselho de Estudantes de Biologia de Évora (CEBE) Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada da Universidade do Minho (NEBAUM) Núcleo de Estudantes de Biologia Celular e Molecular (NBCM) Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra (NEB/AAC) Núcleo de Estudantes de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (NEBFCUL) Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (NEBUTAD) Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Algarve (NEBUA) Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto (NEBUP) Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade dos Açores (NEBAç) Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade Lusófona (NEBUL) Núcleo de Estudantes de Biologia do Instituto Superior de Agronomia (NuBISA) Núcleo de Estudantes de Biologia Marinha e Biotecnologia (NEBMB)




Quais são os mestrados na área das Ciências Biológicas em Portugal que posso seguir?


A ANEBio elaborou um documento a pensar nos Estudantes licenciados em Biologia que estão à procura de um Mestrado na área das Ciências Biológicas. A lista inclui Mestrados de Universidades e Institutos Politécnicos Públicos e está organizada geograficamente, referindo as Regiões Autónomas por último. Sabe mais em: tinyurl.com/anebio-msc




O que é uma Comissão Temática (CT)?


Uma Comissão Temática (CT) é um grupo formado por Associados da ANEBio para um fim específico (e.g. a organização de uma conferência para Estudantes de Ciências Biológicas) e por tempo limitado. A mesma é regida pelo Regulamento Interno das Comissões Temáticas.

Qualquer Associado da Associação Nacional de Estudantes de Biologia pode propor a formação de uma Comissão Temática ao Departamento de Comissões Temáticas da Direção da ANEBio (comissoestematicas.anebio@gmail.com) que fará a respetiva apreciação. A proposta terá de incluir obrigatoriamente um Plano de Atividades e Orçamento, e após o consentimento da Direção da ANEBio esta será encaminhada para a Mesa da Assembleia Geral (MAG) que agendará uma Assembleia Geral (AG) para o efeito. Só após a aprovação do seu Plano de Atividades e Orçamento em AG é que as CTs poderão tomar posse e começar a exercer as suas funções.




O que é Symposium for Biology Students in Europe (SymBioSE)?


O SymBioSE é um evento anual destinado aos Estudantes de Biologia de toda a Europa, desde licenciatura até ao doutoramento, e é realizado em diferentes países conforme a candidatura vencedora. Neste evento existem várias atividades desde palestras, workshops e debates que te proporcionam um maior conhecimento na tua área e te permitem estabelecer contactos por toda a Europa. O SymBioSE também investe na cultura de cada país e em eventos sociais de forma a promover as relações entre os participantes. Os mesmos são encorajados a apresentar a sua investigação ou os seus interesses na área de Biologia. O programa deste encontro dura aproximadamente uma semana e decorre entre o final do mês de julho e início de agosto. Este ano o SymBioSE realizar-se-á nos Países Baixos e em 2021 o país eleito é Portugal.

https://www.symbiose-europe.org/




O que é a Young European Biologists (YEB)?


A YEB é uma organização não governamental criada por Estudantes de Biologia em Espanha no ano de 2015. Tem como objetivos representar os Estudantes de Biologia e criar uma rede de contactos entre várias Associações e Universidades dentro e fora da Europa. Dela fazem parte Associações de Biologia ou representantes de Universidade de 16 países diferentes.

Sabe mais em:

https://youngeuropeanbiologists.wordpress.com/




O que é o ENEB?


O ENEB é o maior Encontro de Estudantes de Biologia a nível nacional e ocorre anualmente. Neste encontro podes conhecer Estudantes de biologia de todo o país, participar em diversas atividades (e.g. palestras, workshops, feira de emprego, etc.) e estabelecer contacto com o meio profissional através de centros de investigação, empresas e associações. Este encontro dura, normalmente 5 dias, e ocorre na primeira semana das férias da Páscoa.

Este é um evento promovido por uma Comissão Temática (CT), constituída por Associados da ANEBio. A direção da ANEBio lança anualmente o concurso para a candidatura do ENEB, que tem de cumprir com o respetivo Regulamento de Candidatura.

Tratando-se de uma Comissão Temática rege-se pelo Regulamento das Comissões Temáticas que podes ter acesso contactando o Departamento de Comissões Temáticas da Direção da ANEBio (comissoestematicas.anebio@gmail.com).




O que é a Ordem dos Biólogos (OBio)?


A Ordem dos Biólogos é a associação pública que representa os licenciados de ciências biológicas que exercem a profissão de biólogos. Tem como objetivos defender e promover a profissão de biólogo, melhorar o progresso da Biologia nos domínios científico, pedagógico, técnico e profissional, salvaguardar os princípios deontológicos e proteger os interesses profissionais dos seus membros e os interesses públicos relacionados com a prestação profissional dos biólogos.

Podem ser membros Estudantes da Ordem, os portugueses ou estrangeiros que frequentem, numa instituição portuguesa de ensino superior, um curso de licenciatura, mestrado ou doutoramento no domínio das ciências biológicas.

A Ordem dos Biólogos marca presença anualmente no Encontro Nacional de Estudantes de Biologia com uma banca de informação, palestras ou workshops, de forma a promover o contacto com os estudantes de Ciências Biológicas e a sua aprendizagem como futuros biólogos.

Sabe mais em:

http://ordembiologos.pt/





TENS DÚVIDAS? FALA CONNOSCO

Obrigado!